Seguidores

domingo, 25 de março de 2012

REVISÃO DA SEMANA


Temos poucas novidades: instalação do padrão de luz, comprado na MAC BEL MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO BELA VISTA e inicio da concretagem da fundação.

Tão logo, tivermos mais novidades, postaremos...até lá...!

Seguem algumas fotos.








PROJETO ARQUITETÔNICO: INTERIOR


Como havíamos postado somente as fachadas externas da "casa pequena" conheçam, agora, parte do projeto interior da mesma, feito por ALESSANDRA DE FIGUEIREDO ROCHA, ARQUITETA E URBANISTA DA (AR ARQUITETURA) que ficou de acordo com as nossas expectativas: funcional, econômico e bem aconchegante.
Ela ainda prestará assistência durante a obra com sugestões de acabamento, cores, etc.

Já o projeto construtivo (estrutural e elétrico), foi realizado por GUILHERME BATISTA GONTIJO, ENGENHEIRO CIVIL, também bem conceituado em nossa região.

domingo, 4 de março de 2012

REVISÃO DA SEMANA


Como já mencionamos, no dia 24 de fevereiro, a construtora iniciou a limpeza do terreno dando prosseguimento durante o inicio da semana, também realizaram a demarcação topográfica do terreno, fizeram o gabarito de demarcação, escavaram todos os lados para a fundação do muro, iniciaram escavação dos pilares ou colunas para o muro (apenas um), demarcaram e “iniciaram” a escavação de um lado da casa, como também, colaboram com a Companhia de água e esgotos na instalação do hidrômetro.

Como moramos em uma região central das Minas Gerais, já famosa pela alta temperatura, foi feita uma “barraca” ao lado do terreno, para acomodar os primeiros materiais, amenizar o calor e ser ponto de descanso para os trabalhadores.

Para a próxima semana e o inicio da outra, esperamos que estejam prontas as escavações, inclusive dos pilares ou colunas, para iniciarem outro momento da fundação, e por fim, a fixação da placa pela arquiteta e a entrega do projeto construtivo pelo engenheiro civil.


Tivemos um pequeno problema, o terreno estava com os piquetes demarcatórios dando uma pequena diferença de esquadro em relação à rua, caso fossemos esquadrejar o lote com referencia na rua lateral iríamos perder medidas no terreno; assim, com a orientação da Imobiliária, descobrimos que os lotes localizados nas esquinas do “loteamento” possuíam as medidas dos meios fios irregulares, uma vez que no asfaltamento e execução dos meios fios ocorreu um erro na edificação da rua em aproximadamente 30 cm, e dessa forma, nosso meio fio ficou de um lado da rua, com uma largura inicial e outra final distinta.

Notamos também que o asfalto feito em todo o loteamento, parece não ter secado, (mesmo após um ano de sua realização, e o diminuto tráfego de veículos no local, veículos de passeios e caminhões exclusivamente para as poucas obras), apresentando desgastes os quais vem deixando marcas profundas em várias ruas.

No nosso caso, as marcas no pavimento ocorreram no momento de instalação do hidrômetro quando o caminhão da Companhia de água e esgotos teve que manobrar no local. Veja na foto abaixo o “rastro” que deixou na pavimentação.


 

sábado, 3 de março de 2012

EM UMA CONSTRUÇÃO O TEMPO PASSA DIFERENTE...





Temos a sensação de que o tempo para a construção de uma casa é relativamente diferente do tempo do nosso dia-a-dia.
 A nossa obra só tem uma semana, mas para nós, temos a sensação de ter um mês.
A cada visita é necessário entender que a construção tem o seu tempo próprio, e o relógio, os dias e os meses funcionam somente dando “tempero” para a ansiedade em ver a casa pronta.

AMANHÃ, POSTAREI O RESUMO DA SEMANA.